Balanceamento e Geometria: Quando fazer?

5 Flares Filament.io 5 Flares ×

O balanceamento e geometria são partes importantes para garantir que seu carro esteja em ordem. Mas quando fazer o balanceamento e geometria do seu carro? Veja dicas que poderão te ajudar a entender para que serve cada um destes itens e o momento certo de fazer isso.

O que é balanceamento?

Quando o veículo começa a trepidar de maneira anormal é porque não está balanceado. Além de reduzir o tempo de vida útil do pneu, estraga rolamentos e amortecedores, além dos terminais de direção. Sem falar ainda que pode acontecer acidentes perigosos quando o carro não está balanceado corretamente. Neste procedimento está o cáster e cambagem.

Alguns fatores exigem que o balanceamento seja feito antes do tempo convencional como vibrações em excesso na direção, desgaste da suspensão, desgaste irregular dos pneus e aderência dos pneus de forma reduzida.

Balanceamento e Geometria: Quando fazer?

Balanceamento e Geometria: Quando fazer? (Foto: Divulgação)

O que é Geometria?

O alinhamento (também chamado de geometria) ajuda nas questões de alinhar a direção para que não haja um desgaste irregular dos pneus e também fique mais seguro dirigir. No caso do alinhamento, os procedimentos envolvidos são divergência e convergência.

Veja como funciona cada item de geometria:

  • Convergência: o ajuste é feito pelas barras de direção deixando as rodas do eixo direcional na posição correta, conforme instruções do fabricante. Previne o desgaste da banda de rodagem dos pneus.
  • Divergência: é o contrário da convergência e ajusta o ângulo através das barras de direção na posição oposta, de acordo com as medidas do fabricante.

Alguns fatores ajudam a deixar o carro desalinhado e por isso o balanceamento e geometria deve ser feito antes do tempo padrão recomendado, como passar em buracos e guias em excesso, desgastar peças da suspensão ou substituir componentes da suspensão.

Mas quando fazer o balanceamento e geometria do carro?

A recomendação é que os procedimentos de geometria sejam realizados a cada 5.000 km ou sempre que o carro tiver impactos mais fortes que possam prejudicar o seu bom desempenho. No caso do balanceamento, pode-se esperar 10.000 km.

Fique atento a qualquer um destes fatores, pois eles adiantarão o tempo necessário para fazer o balanceamento e geometria do veículo.

Links Patrocinados

Deixe uma resposta

5 Flares Facebook 2 Google+ 3 Twitter 0 Pin It Share 0 Filament.io 5 Flares ×